Clique para zoar

06:08 / Postado por Professora Lurdes /




Querido(a) estudante,

Além das atividades propostas em sala, vamos refletir mais sobre o livro “Clique para Zoar” da autora Isabel Vieira, usando um espaço citado no livro: a informática. Ferramenta que veio para facilitar a vida de todos e, em meio a tanto progresso, muitos não sabem o seu devido valor.

A narrativa apresenta Valentina, uma garota tímida que vivia um grave problema: o bullying (toda agressão feita com a intenção de machucar outra pessoa ou até uma turma inteira).

Na história, tudo começa com uma brincadeira de mau gosto; um cartaz colado na lousa da sala (página sete). Mas depois que invadiu o cyber espaço, ficou impossível controlar e, principalmente, descobrir os verdadeiros culpados.

Para participar da atividade, basta refletir sobre a história lida e inserir a resposta. A atividade acontecerá em uma semana e pode ser desenvolvida em dupla.

1) Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?

2) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina, algumas medidas sócio educativas foram tomadas. Cite uma delas. Que outra medida você aconselharia aos agressores?

3) Ao ler o capítulo “Valentina e Valentona” coloque-se no lugar das meninas, Valentina e Maria Marta, e escreva o que você faria, levando em consideração o aprendizado do capítulo três do livro “Português Linguagens” para se defender de forma correta.

4) Use sua criatividade e produza um parágrafo descrevendo a mensagem que o livro deixa ao leitor. Em seguida, ilustre seu texto.

“A vida é um presente de Deus. O que fazemos dela é um presente a Ele”
(Dom Bosco)

238 comentários:

Lucas e Rodrigo 7ºB on 29 de outubro de 2009 às 03:54

Este livro nos faz refletir sobre o bulliying e ensina a não fazê-lo e, também nos alerta do que pode acontecer se nos o praticarmos

7ºB - Gabriel Breves e Pedro Magalhães on 29 de outubro de 2009 às 03:54

1) O relacionamento deles era muito amigável, porque eles trocavam idéias que poderiam ajudar em seu dia-a-dia já que eles eram muitos "zoados".
2) Eles tiveram que fazer cartazes contra o bullyng. Aulas de convivência e ir ao psicólogo.
3) Eu não ligaria para os meninos maldosos e eu contaria para os meus pais.
Opinião: O livro é muito informativo, porque nos ajuda a como reagir nesse tipo de coisa.

Marcella/Rodrigo/Helena-7ºB on 29 de outubro de 2009 às 03:55

Para Valentina, Maria Marta era como uma irmã, amiga para todos os momentos. Com Alex, a situação era diferente, pois se tratava de paixão, a relação deles, para Valentina, não era apenas amizade, já para Alex era uma oportunidade de postar ainda mais comentários maldosos sobre Valentina e também de não ser julgado suspeito do site "clique para zoar".

7b - geovana mosquéra, manuela lyra on 29 de outubro de 2009 às 03:56

- Valentina e seus amigos Maria Marta e Alex tinham um relacionamento normal, contava seus maiores segredos, e ela confiava neles para tudo, mas sua maior confiança era em Maria Marta, pois ela também sofria com o bulling, então se entendiam melhor. Após Valentina descobrir que Alex havia criado o site e ridicularizava as duas amigas, ela perdeu sua total confiança nele.

7B Fernanda macedo dos santos e juliana roccha zucoli on 29 de outubro de 2009 às 03:57

-Eles tinham uma amizade muito confiante principalmente Valentina e Maria Marta, porque as duas sofriam bullying e isso fez com que elas se juntassem e lutassem contra isso.

7b- Helena B. e Lis Chayb on 29 de outubro de 2009 às 04:00

Os pais dos agressores foram comunicados e chamados para conversar com os professores e coordenadores.
Creio que os agressores deveriam ser expulsos, não apenas pelo site que criaram, mas pelo problema que causaram em Valentina , que se sentiu inconformada e deprimida.

7°B - Gabriel Halabi - Matheus Alexandre - Thiago Campos on 29 de outubro de 2009 às 04:01

1)Maria Marta é a melhor amiga de Valentina, as duas podem contar uma com a outra sempre que é preciso. Valentina sempre teve uma queda pelo Alex que é um garoto amigável e simpático com todos, todos gostavam dele, mas, ele fingia ser amigo de Valentina só para pegar informações para postar no site clique para zoar, para sujar a imagem de Valentina.

Artur S. e Pedro A. - 7b on 29 de outubro de 2009 às 04:02

2)

R:Tiraram o site do ar quando foram descobertos os autores do site “cliqueparazoar.com”. Eles podiam levar punições sócias educativas pela ação de cyber bullying.

7º B - Renata Nunes e Rafaela Pinheiro on 29 de outubro de 2009 às 04:03

Ao ser vítima do bullying, o estudante deve imediatamente informar aos pais a respeito do ocorrido e comunicar a direção da escola para que ela tome as devidas providências.

7b - Jordan Furquim e Eric Lobato on 29 de outubro de 2009 às 04:04

Se estivéssemos no lugar de Maria Marta e Valentina nós iríamos informar aos nossos pais e à coordenação sobre o assunto e tentaríamos descobrir quem é o culpado, para informar à eles.

7c - Pedro Acioly Teixeira e Maurício Catão Tsugami on 29 de outubro de 2009 às 07:04

4) Use sua criatividade e produza um parágrafo descrevendo a mensagem que o livro deixa ao leitor. Em seguida, ilustre seu texto.


O livro mostra aos leitores que todos tem o mesmo direito, por mas que nós tenhamos muitas diferenças com alguns do que com outros temos respeitar a todos com a mesma igualdade e direitos. Também não devemos expor a intimidade de outros na internet, pois além de colocá-las em perigo, estria estragando sua imagem na sociedade.

7C - Tiago Rodrigues e Guilherme Morum on 29 de outubro de 2009 às 07:08

1) Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?

Valentina acredita que tem amigos que gostam dela como ela é, porém, Alex como líder de uma “gangue” cria um site chamado: Clique para Zoar.
Esse site é usado para zoar e sacanear com Valentina.
Logo, Valentina passa a ser chamada de Guaxinim por causa de brincadeiras de mau gosto no site.
Sobra apenas a única pessoa confiável e leal que ajuda Valentina a superar essa situação.

7c- Marcos Igor e Gabriel Victor on 29 de outubro de 2009 às 07:08

4) Use sua criatividade e produza um parágrafo descrevendo a mensagem que o livro deixa ao leitor.

Clique para zoar é um livro que aborda um tema muito atual, o ciberbullying, tipo de agressão ou falsa afirmação contra uma pessoas.Este livro deixa uma mensagem que algumas pessoas são injustas com outras por motivos até fúteis, como se pode perceber até nos dias de hoje.

Carolina Oliveira e Vitor Monteiro on 29 de outubro de 2009 às 07:09

Para nós, a mensagem que o livro traz é, que de alguma maneira, é errado praticar o ato cyber-bullyng. O que é feio nisso tudo, é que você pode magoar uma pessoa que gosta ou não gosta de vocês, o que pode criar uma revolta e a pessoa agredida de revidar. Para nós, o livro mostra o que não fazer quando praticam bullyng com você, e você jamais pode querer magoar uma pessoa em vão.

7ºC - João Pedro Q. e Victor Kzam on 29 de outubro de 2009 às 07:11

Questão nº 1:
Valentina amava os dois e confiava neles. Maria Marta defendia Valentina de seus agressores, pois era sua amiga, mas acabou sendo zoada pelos autores do site “Clique Para Zoar”, assim como Valentina. Alex não se interessava por elas e se aproveitava delas. Como ele sabia que Valentina o amava, usou essa paixão para continuar a zoar ela e sua amiga.

7C-Júlio Vicente ,Ricardo Guimarães e Vitor Mafra on 29 de outubro de 2009 às 07:11

1)Eles eram grandes amigos, pois Maria Marta apoiava-a e entre ela e Alex existia uma “coisa especial”, já que se gostavam e os amigos da Valentina ajudaram-na a descobrir quem estava fazendo bullying com ela.

7c - Ricardo Bastos e João Ricardo Cruz on 29 de outubro de 2009 às 07:11

De acordo com a questão três, sabemos que quando estamos sofrendo com essa prática horrorosa chamada Bullying, nós temos vontade de falar ao mundo todo da nossa situação para combatê-la, mas sentimos medo de que outras pessoas saibam, e acabamos guardando todas as nossas tristezas para nós mesmos. Então achamos que faríamos isso que explicamos.

giuliano vieira e Rodrigo marques 7c on 29 de outubro de 2009 às 07:12

1) Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?

Valentina tinha um bom relacionamento com Maria Marta e Alex. Maria Marta defendia Valentina de agressões morais, e era a melhor amiga de Valentina. Valentina gostava do Alex, e o Alex sabia disso, por isso se aproveitou disso para convidar Valentina para o passeio a escola e conseguir humilhá-la no seu site “Clique para zoar”.

Comment by 7e - Antonio Augusto de Barros Ribeiro e Victor Simpson Franco de Sá on 29 de outubro de 2009 às 13:02

1)Como era o relacionamento entre os três?
Maria Marta e Alex eram melhores amigos de Valentina, mas por trás Alex colocava as imagens e comentarios de Valentina no site "Clique para Zoar" e falava que não era ele e também nem sabia quem era.

7e Afonso Santiago Pedro Almeida on 29 de outubro de 2009 às 13:02

R3: Eu denunciaria a um diretor, professor, pediria a ajuda das mães e da polícia se a situação se agravasse a ponto de que não pudesse conviver em público, tudo de forma não agressiva ou prejudicial.
Caso achasse o criminoso o denunciaria á lei e tentaria de tudo para prendê-lo e puni-lo pelos seus crimes.

7ºE - Ana Luísa Tayar, Brenda Lee Caram e Maria Eduarda Dornelas on 29 de outubro de 2009 às 13:02

Questão número quatro - De acordo com nossa leitura, o livro passa a seguinte mensagem: se você chamar alguém de feio, isso não irá te tornar mais bonito; se você chamar alguém de burro, não quer dizer que você é mais inteligente. Sendo assim, as pessoas devem ser tratadas iguais, mesmo que eu seja o ET e você a Britney Spears. Porque palavras podem machucar bem mais do que um simples gesto. Lembrem-se TODOS TEMOS SENTIMENTOS!

7E - Felipe e Leandro on 29 de outubro de 2009 às 13:03

Segundo a questão número dois, uma das medidas que eles tomaram com os agressores foi: a criação de um blog, feita pelos agressores, que incentiva a boa convivência, respeitar o próximo e ser solidário.
Nós aconselharíamos aos responsáveis dos agressores que os levassem a delegacia de syber crimes, para que fossem julgados.

7e - João Pedro Trampetti Arcangelo e Gabriel Careiro Santos on 29 de outubro de 2009 às 13:05

1)Maria Marta era uma grande amiga de Valentina e elas conseguiam ter um relacionamento positivo.Alex, a principio, era legal e seu bom amigo.Mas,Maria Marta não gostava muito dele, pois desconfiava um pouco ,mesmo nunca tendo uma briga ou relacionamento negativo,até a descoberta de Alex.Depois disso, nenhuma das duas meninas passou a gostar e confiar nele.

7E - Manoella Guimarães e Júlia Brenner on 29 de outubro de 2009 às 13:07

De acordo com a questão quatro,

O livro deixa uma importante mensagem, que diz que nós temos que saber lidar com todas as diferenças e respeitar o próximo, por mais que ele seja diferente do que você julga certo. Temos que saber respeitar cada um do jeito que é e tratar o outro do jeito que gostaríamos de ser tratados.

7e - Julia Nynke e Gabriela Soares on 29 de outubro de 2009 às 13:07

De acordo com a questão três, no lugar de Valentina e Maria Marta o que nós teríamos feito é conversar com os pais e não teríamos ligado para o que as pessoas falassem. Isso seria bullying e se elas brigam no final, elas não tem razão, pois revidariam; mesmo elas sendo vítimas de bullying.

7e Bruno Resende Pereira e Bruno Dantas Sinotti on 29 de outubro de 2009 às 13:07

Meu comentário é sobre a questão 1.
O relacionamento entre Maria Marta e Valentina era um relacionamento de amizade, mas o de Alex e Valentina era algo criado pela mente perturbada para se conformar
com a realidade, pois afinal Valetina não tinha muitos amigos.
Então para ela seria muito dificíl diferenciar uma amizade falsa de uma amizade verdadeira de amigos.

bruno matias on 29 de outubro de 2009 às 13:09

4) Esse é um exemplo extremo das conseqüências que pode ter o bullying – a popular zoada, que inclui desde apelidos maldosos, caçoadas e ameaças até agressões físicas e morais, intimidações e perseguições. Quando a zoada é feita pela internet, é chamada de cyberbullying. Descobertos os culpados – o que é possível, embora não seja fácil --, eles poderão ir para a cadeia. Já existem no Brasil delegacias especializadas e penas específicas para cybercrimes.

7e - pedro e uriel on 29 de outubro de 2009 às 13:10

De acordo com a questão dois, uma das medidas que os coordenadores utilizaram foi que os adolescentes fizessem um novo site.
Para nos a medida certa a ser tomada é que eles se desculpassem com Valentina e depois disso serem promovidos a técnicos de informática da escola

7d- João Pedro Ricart Rocha e Yero Távora Vieira on 30 de outubro de 2009 às 03:08

De acordo com a questão 1, o relacionamento entre Valentina, Maria Marta e Alex era muito bom. Maria Marta era a melhor amiga de Valentina, Valentina gostava muito de Alex, e Maria Marta era amiga de Alex. Até descobrirem que Alex fazia parte do plano maldoso contra a Valentina.

7D - Catarina Jaborandy e Juliana Gamonal on 30 de outubro de 2009 às 03:11

Resposta da questão 2) De acordo com o livro, os agentes agressores foram penalizados por meio da criação de um novo blog, que tinha a intenção contrária do anterior. Nós os aconselharíamos a pedir perdão a todos os alvos do “Clique Para Zoar”, além de se redimir com Valentina, uma das mais atingidas pelo blog.

7D Augusto Rafael C. Martins e Matheus Endo on 30 de outubro de 2009 às 03:14

2) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina, algumas medidas sócio educativas foram tomadas. Cite uma delas. Que outra medida você aconselharia aos agressores?
De acordo com o livro “Clique para Zoar” uma das medidas sócio educativas foi comunicar os pais pelo o ocorrido. O que nós aconselharíamos seria uma medida mais severa, no caso uma expulsão ou suspensão.

7D - Larissa Aguiar dos Santos e Isabela de Lima Gondim on 30 de outubro de 2009 às 03:15

1)No livro CLIQUE PARA ZOAR,Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?

O relacionamento deles era bom, eles eram melhores amigos,só que depois que Valentina descobriu que Alex só queria se aproximar dela só para publicar em um site os seus vexames,ela o deixou de lado e só conversava com Maria Marta.

7ºD - Alany Cardoso e íris Silva on 30 de outubro de 2009 às 03:15

De acordo com a questão 1 o relacionamento de Valentina com Maria Marta e Alex, Valentina e Maria Marta eram amigas, mas Alex fingia ser amigo de Valentina para descobrir mais sobre sua vida e ajudar seus amigos no “Clique para zoar’’, pois na verdade ele também era um agressor também.

7ºD - Alany Cardoso e íris Silva on 30 de outubro de 2009 às 03:17

De acordo com a questão 1 o relacionamento de Valentina com Maria Marta e Alex, Valentina e Maria Marta eram amigas, mas Alex fingia ser amigo de Valentina para descobrir mais sobre sua vida e ajudar seus amigos no “Clique Para Zoar’’, pois na verdade ele também era um agressor também.

7ºD- Ana Luiza Procópio & Júlia Espíndula on 30 de outubro de 2009 às 03:17

De acordo com a questão dois, uma das medidas sócioeducativas tomadas pela escola, foi a reconfiguração do site “Clique para Zoar”, com a intenção de conscientizar as pessoas de que bulliyng não é apenas uma brincadeira de mau gosto, mas uma forma de agressão contra o próximo. Nós aconselharíamos aos agressores que realizassem palestras pelas escolas do bairro, informando suas experiências com o assunto e conscientizando todos dos perigos desse tipo de brincadeira.

7D - Catarina Jaborandy e Juliana Gamonal on 30 de outubro de 2009 às 03:18

Resposta da questão 4) O livro nos fez entender que ninguém é menos ou mais importante do que outra pessoa. Na realidade, não existe uma razão para praticar bullying, pois não tem nenhum lugar dizendo o que é realmente bonito ou feio. Todos nós somos do jeito que somos, e não tem absolutamente NADA de errado nisso.

7D - Alex Nascimento Souza / Eduardo Cavalcante Barros Lopes on 30 de outubro de 2009 às 03:19

De acordo com o livro as medidas sócioeducativas tomadas pela direção do colégio, Alex e Daniel tiveram que criar um site “do bem” contra o bullying. Na nossa opinião os agressores deveriam prestar serviços comunitários e pagar uma indenização para as vitimas (Maria Marta e Valentina).

7ºD - Raphael Vieira, Giovanni Neves e Yan Valadares on 30 de outubro de 2009 às 03:19

De acordo com a questão quatro, o livro transmite a vida cotidiana dos adolescentes hoje em dia, porém o livro relata um problema sério nas escolas do Brasil e do mundo como: bullying e cyber bullying.

Bullying: colegas fazendo brincadeiras de mau gosto, agressões físicas e agressões verbais.

Cyber bullying: é o bullying através da internet.

7ºD - Renato Garcia e Filipe Lavinas on 30 de outubro de 2009 às 03:21

2) De acordo com o livro “Clique para zoar”, Ao descobrirem as pessoas que estavam sacaneando a Valentina, foram tomadas algumas medidas sócio educativas. Como por exemplo a criação de um site dizendo que o cyber bullying é errado. Nós achamos que o certo nesta situação seria alertar a polícia e ela revolveria o caso.

Comment by 7º D - Marcos Germano e Mário Galvão on 30 de outubro de 2009 às 03:21

1) A relação existente entre Valentina e Maria Marta no livro era de companheirismo e amizade, pois elas sempre procuravam se ajudar em situações de alegria e de tristeza, sem pedir nada em troca.
No entanto, a relação entre Valentina e Alex era formada por uma grande paixão, pelo menos na visão de Valentina, e uma intriga entre os estudos e uma robô em se apaixonara perdidamente no lado de Alex, constituindo seus corações.

7D-Anny Yukari Novelino Matsunaga e Ingrid Maria Sousa Gurgel do Amaral on 30 de outubro de 2009 às 03:21

De acordo com a questão 4,a mensagem que o livro oferece é que o bullyng pode acontecer em qualquer lugar e que hoje em dia a internet é uma das formas mais usada para isso,humilhando e fazendo várias outras coisas horríveis.

7d-Gabriel Maddalozzo Granemann e Rodrigo Drumond Marques Marini de Castro on 30 de outubro de 2009 às 03:21

De acordo com a questão 2, uma das medidas sócioeducativas adotadas para Alex e para Daniel, eles tiveram que transformar o site de cyber bullying, em um site educativo que conte coisas boas sobre a turma.
Na nossa opinião, Alex e Daniel deveriam fazer campanhas no colégio para que não haja desentendimento entre os alunos e professores, para que tenham boas aulas.

7ºD-Bruno Sanguinetti e Vitor Rocha on 30 de outubro de 2009 às 03:26

1) Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?

De acordo com essa questão:

Eles se relacionavam bem, Maria Marta era sua melhor amiga e Alex também.
Até que ela descobriu que Alex só ficava perto dela para poder pegar seus vexames e publicar no site “Clique Para Zoar”, e se aproximou ainda mais de Maria Marta, quando as duas foram “zoadas” no site.

7D - Anna Alice F. de Almeida on 30 de outubro de 2009 às 03:27

Devido à pergunta número 4, eu respondo que a mensagem que o livro nos passa é que nós devemos aceitar a todos como são. Não devemos criticar os outros só porque não são parecidos conosco ou porque têm algum defeito – todos têm defeitos - mas são algumas dessas características que nos torna diferentes e especiais.

Lurdes,
A minha dupla é o Guilherme Torelly e como ele não veio hoje, vai postar seu comentário sobre a quarta questão depois (sozinho).

7°D-Anny Yukari Novelino Matsunaga e Ingrid Maria Sousa Gurgel do Amaral on 30 de outubro de 2009 às 03:28

4) Use sua criatividade e produza um parágrafo descrevendo a mensagem que o livro deixa ao leitor. Em seguida, ilustre seu texto.

De acordo com a questão 4,a mensagem que o livro oferece é que o bullying pode acontecer em qualquer lugar e que hoje em dia a internet é uma das formas mais usada para isso,humilhando e fazendo várias outras coisas horríveis.

7D-José Rodolph & Mathias Sprandel on 30 de outubro de 2009 às 03:31

Alex e Canibal foram os criadores do Cyber-Bulling.
Quando eles descobriram, os dois tiveram que criar um site,anti-bulling.
Nós pensamos que por causa de uma brincadeira sem graça, pode estragar a vida de uma pessoa.

7D - Bernardo Assis e Estevão Barbosa on 30 de outubro de 2009 às 03:32

4)De acordo com a questão 4, o livro mostra o significado do bullying e do cyberbullying, onde colegas humilham uns aos outros.Valentina é uma personagem do livro que através do cyberbullying, é apelidada e sacaneada, ela se sente triste e humilhada.Depois de algum tempo descobrem os criadores do site e os punem severamente.

7ºA - Lucas Bamidele e Guilherme Raposo on 30 de outubro de 2009 às 06:44

Questão número 1)
Maria Marta, Valentina e Alex eram amigos, todos se apoiavam e tinham uma boa convivência. Maria Marta era uma grande amiga de Valentina, principalmente quando Valentina começou a ter vários problemas na escola. Maria Marta tinha vários problemas na escola, mas não se importava muito com isso. Já Alex, era um “Traidor”, um falso amigo; ele era cúmplice do cyberbullying contra Valentina.

7A - Letícia de Moura e Karina Muller on 30 de outubro de 2009 às 06:44

De acordo com a questão 4, o bullying não é coisa que se faça com alguém. Para quem pratica é uma simples brincadeira, mas para a "vítima" isso pode resultar em sérias consequências que podem deixar traumas e marcas por toda vida.

Matheus Antônio Ferreira Sales e João Pedro Daher Aranha - 7ºA on 30 de outubro de 2009 às 06:47

1)O relacionamento de Valentina e Maria Marta era de amizade, confiança e respeito. Elas sempre podiam confiar uma com a outra.
Valentina e Alex se gostavam, embora ela ter descoberto que ele era um dos componentes que a sacaneavam na internet, no site clique para zoar.

7A- Ana Paula Rougeth de Oliveira e Luiza Báo Sobreira on 30 de outubro de 2009 às 06:49

1) Maria Marta e Valentina tinham um relacionamento de amizade, pois Valentina já havia ajudado Maria Marta em uma situação difícil. Valentina e Alex se conheceram melhor numa tarde no passeio da escola. Ela gostava dele, pois era uma pessoa legal. O relacionamento entre ela e Alex era bom, até ela descobrir que um dos autores do site era ele. A aproximação de Alex era apenas para conseguir informações sobre sua vida.

7ºA - Clarice Macedo Falcão e Mariana Dourado Lustosa Cunha on 30 de outubro de 2009 às 06:50

3) Eu falaria com meus pais para que eles comunicassem o ocorrido à diretoria o mais rápido possível e em sigilo para que o caso não se expandisse ainda mais e me trouxesse mais sofrimento e dor e ligaria para a polícia, pois isso também é crime e o agressor deve sofrer uma punição.

7ºA Priscila Figueiredo Vaz e Sofia Narciso Shiki on 30 de outubro de 2009 às 06:52

De a acordo com a questão 1, Valentina os adorava. Maria Marta sempre tentava defende-la das pessoas que zoavam ela pelo site:“clique para zoar”, no meio da história Maria Marta também foi zoada pelo site. Alex fingiu ser amigo delas, descobrindo a paixão de Valentina por ele, aproveitou para zoar com ela mais ainda pelo site.

7A-João Pedro de Souza Mello e Rodrigo Andrade da Silva on 30 de outubro de 2009 às 06:55

1)A relação entre os três não se constituia somente de amizade, além disso era uma relação de proteção na qual um buscava apoio no outro para se defender de muitos problemas enfrentados pelo trio, principalmente o bullying, que posteriormente se converteu em cyberbullying, ou seja, o bullying passou a acontecer no ambiente virtual da internet. Apesar da relação de proteção, também existia uma amizade muito forte entre os três, que era necessária para que a primeira relação existisse. Por exemplo, sempre que Valentina tinha algum problema com os garotos da sala, Maria Marta sempre a ajudava e fornecia apoio moral. Alex gostava de fazer balé, mas sofria agressões psicológicas pelos agentes de bullying, e nisso Valentina apoiava-o moralmente assim como Maria Marta fazia com ela, ou seja, uma relação concreta em que sempre que um sofria danos morais, outro apoiava-o para reparar esses danos.

7°A - Luiz Felipe Carvalhedo e Daniel Duncan on 30 de outubro de 2009 às 07:03

1) Valentina e Maria Marta eram muito amigas, pois as duas sofriam com o bullying e eram excluídas. Alex foi amigo da Valentina, porém Maria Marta desconfiava dele, mas, quando Valentina e Maria Marta descobrem que Alex era um dos criadores do site “Clique para Zoar” que era o site que zombava das garotas “diferentes” do colégio, as duas pararam de confiar de Alex.

7A - Rubens de Souza Lima on 30 de outubro de 2009 às 07:08

1) Ao ler o texto, podemos saber que o relacionamento entre Valentina, Maria Marta e Alex é de amizade e compreensão, um ajudando o outro quando se machucavam; uma amizade perfeita que mesmo tendo certas brigas, sempre se entendiam.

Afonso Santiago e Pedro de Almeida on 30 de outubro de 2009 às 09:52

3)Amigável, um relacionamento de verdadeiros amigos.Sempre se ajudando nas horas de dificuldade ex: Valentina ao ser ridicularizada e chamada de Guaxinim,foi defendida por Maria Marta na frente da turma,e quando foi chamada de Valentona a mesma situação se repetiu.Mas Alex nem a conhecia direito,ele apenas se interessou por ela quando ela se passou por robô.

7e - Pedro e Uriel on 30 de outubro de 2009 às 09:53

De acordo com a questão três, nós iríamos para a coordenação avisar sobre a nova postagem. Iríamos também a Delegacia de Cyber Crimes para denunciá-los por danos morais.

Lúcio 7-E on 30 de outubro de 2009 às 09:53

Respondendo a segunda questão, ao descobrirem o que os meninos estavam fazendo, com Valentina tomaram as seguintes decisões:
Os meninos deveriam receber uma reeducação sobre internet.
Os Pais deles foram conversar com o diretor da escola.

7E - Felipe e Leandro on 30 de outubro de 2009 às 09:57

Segundo a questão número quatro, em nossa opinião a mensagem que o livro deixa é que não é certo usar de um bem tão precioso como a internet para humilhar, menosprezar outras pessoas e que se devem respeitar as pessoas independentes da classe social, religião, cor etc.

7E - Manoella Guimarães e Júlia Brenner on 30 de outubro de 2009 às 09:58

Questão um) Maria Marta era uma grande amiga, que apoiava Valentina em todas as situações. Foi Maria Marta quem ajudou a amiga quando ela estava sendo alvo do bullying. Valentina sentia algo especial por Alex, que ao longo do livro conseguiu conquistar a amizade de Valentina, até ela descobrir que o “amigo” era o responsável pelo site Clique para Zoar, no qual ela foi vítima do Cyberbullying.

7E - Bruno Dantas Sinotti e Bruno Resende Pereira on 30 de outubro de 2009 às 10:00

Respondendo a questão 3
No lugar delas nós teríamos comunicado a direção do colégio para que fosse tomada alguma providência, caso isso não acontecesse comunicaríamos ao departamento de polícia, para que os agressores fossem punidos adequadamente e para que conseguíssemos nos livrar das agressões que estávamos sofrendo.
Concluímos assim que se você estiver com esse problema, deverá tomar algumas atitudes, para que não sofra mais do já sofreu.

7ºE- Brenda Lee Caram e Maria Eduarda Dornelas on 30 de outubro de 2009 às 10:07

Questão número três: A partir da leitura do livro “Clique para zoar”, percebemos que nenhum tipo de bullying deve ser feito. Caso você seja a vítima desse absurdo, não ligue para o que eles falam, pois no fundo, eles são iguais a você. Se continuar, informe a um responsável, para que estes mal feitores sejam punidos e acima de tudo acredite em si e nas pessoas que te querem bem. E o resto é pura inveja!

7°e - Julia Nynke e Gabriela Soares on 30 de outubro de 2009 às 10:07

Questão quatro - O livro nos mostra que o bullying, hoje em dia, é muito praticado principalmente por adolescentes. Ele é praticado nas escolas e às vezes até em algumas famílias. Isso pode levar muitas consequências, como por exemplo, um caso de bullying pode acabar na delegacia, sem contar que muitas crianças e adolescentes podem entrar em depressão ou até tentar se suicidar, como pensaram que Valentina iria fazer.

Lúcio 7-E on 30 de outubro de 2009 às 10:10

Respondendo a Primeira questão, eles tinham uma relação boa, porém Valentina não se socializava com muitas pessoas além de Maria Marta e Alex, porque ela era esquisita.

Thayanne Fonseca on 30 de outubro de 2009 às 11:26

Cara professora Lurdes, sou mãe da Anna Alice do 7º D e gostaria de parabenizá-la pela iniciativa do uso do blog para complementar as atividades. Realmente muito bacana!! Parabéns.

7D Augusto Rafael C. Martins e Matheus Endo on 3 de novembro de 2009 às 02:19

3) Ao ler o capítulo “Valentina e Valentona” coloque-se no lugar das meninas, Valentina e Maria Marta, e escreva o que você faria, levando em consideração o aprendizado do capítulo três do livro “Português Linguagens” para se defender de forma correta.

Iríamos pedir aos agressores para que parassem, se isso não adiantasse, conversaríamos com nossos pais e falaríamos com o diretor do colégio.

7D - Anna Alice F. de Almeida on 3 de novembro de 2009 às 02:20

Questão nº 1:
Maria Marta era uma verdadeira amiga de Valentina (ela sempre ficava do seu lado). Porém, Alex conseguiu se tornar amigo dela, até que Valentina descobriu que ele era um dos responsáveis pelo site “Clique para Zoar”.

Gabriel Maddalozzo e Rodrigo Drumond - 7° D on 3 de novembro de 2009 às 02:20

De acordo com a questão um, Maria Marta sempre foi uma grande amiga de Valentina e sempre ajudava ela nos momentos mais difíceis.O Alex fazia parte do grupo dos legais e ao decorrer da história começou a virar amigo da Valentina.Na parte final da história, Valentina descobre que Alex é na verdade um dos criadores do site Clique para Zoar.

Iris Silva Santos-7D on 3 de novembro de 2009 às 02:22

De acordo com a questão dois, os agressores tiveram que fazer um novo
site contra o Bulling. A medida que eu aconselharia era que eles fizessem
o serviço de limpeza na escola por uma semana, para que eles aprendessem uma lição.

7D - Bernardo Assis e Estevão Barbosa on 3 de novembro de 2009 às 02:22

2)De acordo com a questão número 2 ,os educadores puniram os criadores do site "clique para zoar" a criar um outro site que não fale mal das outras pessoas.Se eu fosse um dos educadores ,puniria os criadores do site com suspensão e outras coisas como serviço comunitário e ajudar as pessoas que eles ofenderam.

7ºD Bruno e Victor on 3 de novembro de 2009 às 02:22

2) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina, algumas medidas sócio educativas foram tomadas. Cite uma delas. Que outra medida você aconselharia aos agressores?

De acordo com a questão dois,as medidas sócio educativas foram, que eles criassem um site do “bem”.
Eu aconselharia que eles prestassem serviços comunitários para escolas onde eles ensinariam a mexer em computadores.

7d- Yero Távora Vieira e João Pedro Ricart Rocha on 3 de novembro de 2009 às 02:22

De acordo com a questão 2, uma das medidas sócio educativas, foi a construção do site contra cyberbullying.
Eu aconselharia aos agressores, que eles pedissem perdão à Valentina e Maria Marta, que criassem um site educativo com um só pra elas e prestassem serviços comunitários para creches, asilos.

Comment by 7º D - Marcos Germano e Mário Galvão on 3 de novembro de 2009 às 02:23

2) Uma das medidas sócio educativas tomadas foi a criação de um site no qual se prevalecia o ensino da amizade, companheirismo e bons costumes, sem desrespeitar ao próximo.
A outra medida que nós aconselharíamos aos agressores, seria mudar seus maus hábitos de praticar o cyber bullyng e trocá-lo por boas atitudes

7D- Ana Luiza Procópio e Júlia Espíndula on 3 de novembro de 2009 às 02:24

De acordo com a questão três, nós iríamos imprimir as páginas com as agressões, informaríamos a coordenação do colégio, iniciaríamos um processo judicial contra os responsáveis pelo site e exigiríamos severas punições.

7º D - Renato Garcia e Filipe Lavinas on 3 de novembro de 2009 às 02:25

4) A mensagem deixada pelo livro é que bullying é errado, e com bullying não se chega a lugar nenhum, só na delegacia. Nós devemos respeitar as diferenças dos outros e não devemos nos preocupar com ofensas e xingamentos, pois são só palavras.

7°D-Anny Yukari Novelino Matsunaga e Ingrid Maria Sousa Gurgel do Amaral on 3 de novembro de 2009 às 02:26

1)Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Como era o relacionamento entre os três?
Resposta: Maria Marta, Valentina e Alex são grandes amigos,mas o que juntou Valentina,Alex e Maria Marta foi uma coisa em comum,os três estavam sofrendo cyber bullying.

7ºD -Giovanni Neves, Raphael Vieira e Yan Valadares on 3 de novembro de 2009 às 02:29

Segundo a questão dois, forçaram os agressores a criar um blog para melhorar a convivência dos alunos da escola. Nós aconselharíamos aos educadores a tomar uma decisão: mandar os agressores para um reformatório, pois só então ficarão cientes de que cyber bullying é crime.

7D-Alex Nascimento on 3 de novembro de 2009 às 02:33

De acordo com a questão um,o relacionamento dos três amigos,Maria Marta,Alex e Valentina era bom.Maria Marta sempre ajudava e Alex só tentava se aproveitar.Na minha opinião,não havia “relacionamento” entre Alex e Valentina e sim entre Maria Marta e Alex.

7D-José Rodolph & Mathias Sprandel on 3 de novembro de 2009 às 02:33

A mensagem que o livro deixa é a seguinte:
Por causa de brincadeiras de mau gosto, pode acabar com a vida de uma pessoa.
Muitas vezes pessoas, que sofrem esse tipo de agressão, podem entrar em depressão e pode ir para o colégio, com uma arma e machucar algum aluno e professor, e a culpa não e do aluno que atirou a culpa e dos alunos que praticaram o bulling.

7D Ian Siqueira e João Pedro Terra on 3 de novembro de 2009 às 02:36

Uma das medidas sócia educativas foi uma nova criação do blog para que não tenha problemas com cyber bulling, dos agressores.
Para nós, eles deveriam fazer o serviço comunitário escolar durante dois meses e se desculparem de Valentina.

7D-João Maurício e Pedro on 3 de novembro de 2009 às 02:40

O que vc diria aos agressores do bullying?

4) O que eu diria para os agressores do bullying.Que parem,não faz bem a pessoa que é agredida,quanto também o agressor.
Hoje em dia é bem comum haver bullying em cólegios, ocorre de tambem em eventos,atividades escolares de um ficar de fora
"excluido".
Só tenho a falar uma coisa a quem faz bullying,não faça bullying!
Em fim,tenho certeza que você absorveu o recado.

7D João Pedro Terra e Ian Siqueira on 3 de novembro de 2009 às 02:42

Uma das medidas sócia educativas foi uma nova criação do blog para que não tenha problemas com cyber bulling, dos agressores.
Para nós, eles deveriam fazer o serviço comunitário escolar durante dois meses e se desculparem de Valentina.

7D-Larissa Aguiar e Isabela gondim on 3 de novembro de 2009 às 02:43

De acordo com a questão dois, os agressores tiveram que fazer um novo
site contra o bullying. A medida que eu aconselharia para eles,era eles levarem uma advertência.

7D Joao Pedro Lopes & Ariel Freire on 3 de novembro de 2009 às 02:48

De acordo com a questão Quatro: O livro diz que temos que saber que as pessoas são diferentes umas das outras, e mostra também que o bullying ,hoje em dia, é muito praticado entre os jovens e adolescentes de muitas escolas de todo o Brasil.Lembre-se não faça com os outros o que não queira que façam com você.

7ºD-Raphael Vieira,Giovanni Neves e Yan Valadares on 3 de novembro de 2009 às 02:54

Segundo a questão dois, forçaram os agressores a criar um blog para melhorar a convivência dos alunos na escola. Nós aconselharíamos aos educadores a tomar uma decisão: mandar os agressores para um reformatório, pois só então ficarão cientes de que cyber bullying é crime.

7 c - Vittoria Lettieri e Maria Roque on 3 de novembro de 2009 às 03:59

1) O relacionamento entre Valentina e Maria Marta era ótimo, elas eram melhores amigas e possuíam muita confiança uma na outra. Já com Alex, Valentina não era muito amiga, mas ela possuía uma paixão secreta por ele. No ônibus do passeio a campo eles se sentaram juntos, porém ele só estava se aproveitando dela.

7c - Vittoria Lettieri e Maria Roque on 3 de novembro de 2009 às 04:03

2)Uma das medidas sócio educativas foi a criação de um novo site, contra o Bullying.
Outra medida que aconselhamos a tomar é a deles terem que pedir perdão a todos que já ofenderam na frente de todos da sala.

7c - Ricardo Bastos e João Ricardo Cruz on 3 de novembro de 2009 às 06:21

Respondendo a questão um, a amizade entre Maria Marta e Valentina, era uma amizade verdadeira, pois as duas eram sinceras, respeitavam-se, se defendiam e sempre apoiavam uma a outra quando precisavam. Já a amizade entre Valentina e Alex era uma amizade falsa, pois sendo o autor do site Clique para zoar, ele se aproveitou de Valentina, que gostava dele, para zoa-la.

Lúcio 7-E on 11 de novembro de 2009 às 07:58

Respondendo a terceira questão, se estivesse no lugar de Maria Marta e Valentina, eu comunicaria imediatamente a coordenação do colégio e comunicaria a uma delegacia de cyber bullyng.

Comment by 7e - Antonio Augusto de Barros Ribeiro e Victor Simpson Franco de Sá on 11 de novembro de 2009 às 08:03

4)Para nós, a mensagem do livro é que Valentina era uma pessoa boa e legal, mas seu melhor amigo traiu-a praticando cyber-bullying com ela botando suas imagens e comentários no site do “Clique para Zoar”. E esse amigo era o Alex. Para nós, o livro mostra o que não fazer quando praticam bullying.

7 e - Pedro B e Uriel F on 11 de novembro de 2009 às 08:05

De acordo com a questão 4, a mensagem que o livro passa é que nós não devemos praticar o bulling, pois também não queremos que façam com a gente. Não é engraçado se divertir à custa da desgraça do outro.
O livro também mostra as conseqüências, caso você pratique bulling.

7E - Felipe e Leandro on 11 de novembro de 2009 às 08:06

Segundo a questão número um, o relacionamento entre Maria Marta e Valentina era de amizade; depois que as duas sofreram bulling, tornaram-se grandes amigas; uma podia confiar na outra. No entanto Alex não era um amigo de verdade de Valentina, ele sabia que ela era caidinha por ele e se aproveitava disso para saber sobre ela e todas as meninas da sala. Depois postava no blog comentários maldosos sobre as meninas.

7E - Bruno Resende Pereira e Bruno Dantas Sinotti on 11 de novembro de 2009 às 08:08

Sobre a questão número 2,os agressores foram obrigados a criar um site para orientar pessoas que tinham esse problema com o cyberbulling; o tema do site era “ninguém é obrigado a gostar, mas todos devemos respeitar” a escola poderia orientar a algumas lan houses por perto para observarem e bloquearem alguns sites como o ‘‘Cliqueparazoar’’.

7°e - Julia Nynke e Gabriela Soares on 11 de novembro de 2009 às 08:11

De acordo com a questão um, o relacionamento entre a Valentina e a Maria Marta era bom. Elas eram muito amigas tanto que Maria Marta defendeu Valentina, e que as pessoas começaram a falar que elas estavam namorando. Mas o relacionamento entre Valentina e Alex não era bom pelo fato que a Valentina gostava do Alex, só que ele falava mal dela pelo site “Clique para Zoar” e ele na frente de Valentina se mostrava de um jeito que gostava dela.

André 7E on 11 de novembro de 2009 às 08:13

De acordo com a questão 1,eles eram muito amigos, pois o fato de sempre sofrem bullyng fortalecia a amizade.

Miguel e Bruno Matias 7ºE on 11 de novembro de 2009 às 08:17

De acordo com a questão de número quatro, o livro "Clique Para Zoar", fala sobre o bulling e cyberbulling, que hoje em dia os agressores estão sem punição e por isso está acontecendo cada vez mais.

João Pedro Tampetti e Gabriel Santos on 11 de novembro de 2009 às 08:18

2)Uma das medidas tomadas foi criar um novo site com a oposição do site "Clique pra zoar" falando em fez de coisas ruins, coisas boas sobre cada um dos personagens. Nós achamos que deveria ser mostrado que cyberbuylling e crime e pode causar danos psicológicos.

Comment by 7e - Antonio Augusto de Barros Ribeiro e Victor Simpson Franco de Sá on 11 de novembro de 2009 às 08:21

2)Valentina falou para o pai e para sua mãe que estava sofrendo de cyber-bullying. Eu penso que deveriam denunciar os agressores para a polícia tomarem as providencias.

7E- Manoella Guimarães e Júlia Brenner on 11 de novembro de 2009 às 08:21

Questão dois

Os alunos Daniel e Alex tiveram que fazer outro site, só que dessa vez o site deveria falar somente de coisas boas e também, falar bem das pessoas e não mal como eles falavam de Valentina e outras vítimas no Clique para Zoar. Além disso, os pais deles foram comunicados sobre o mal feito de seus filhos.
Nós achamos que além de tudo isso, Alex e Daniel deveriam levar mais uma punição pelo o que fizeram, como uma bronca enorme com aqueles discursos normais de mãe, como: Você não devia ter feito isso... E punições normais de adolescentes, como, ficar sem TV e sem computador por um ano.

Miguel e Bruno Matias 7ºE on 11 de novembro de 2009 às 08:22

De acordocom a questão de número dois, os diretores aconselharam aos agressores a criar um blog que falasse sobre fatos bons.Eu aconselho aos agressores a serem julgados num cyber tribunal a nunca mais usar um computador.

Matias Miguel 7E on 11 de novembro de 2009 às 08:23

4)O texto fala sobre um acontecimento que acontece muito nos dias de hoje,é o ciderbullyng.Isso afeta muito a mente das pessoas, até mesmo as pessoas se suicidam. O bulling humilha muito e mexe muito com a cabeça.

7ºE- Ana Luisa Tayar, Brenda Lee Caram e Maria Eduarda Dornelas on 11 de novembro de 2009 às 08:25

Questão número dois: A medida que a escola tomou foi certa, dar aulas de cyberbullyng, espalhar cartazes, as pessoas afetadas tiveram que ir ao psicólogo e aulas de convivência para mostrar que os outros são diferentes de você. Faria a mesma coisa, mas pensando bem... Mandaria todos repensarem o que tinham feito, e as punições seriam que os próprios alunos a tomariam essa decisão eles ficariam como “os maus” na escola. Todos que estudavam lá achariam errado, pois querendo ou não o que eles faziam ofendia a todos que viam. A escola tomaria decisões imediatas e mais fortes, mas o maior castigo além da vergonha, seria a exclusão dos amigos e de todos na escola, pois se sentiriam como todos os que passaram pelo antigo site.

7°B - Gabriel Halabi - Matheus Alexandre - Thiago Campos on 12 de novembro de 2009 às 03:40

2)Ao descobrirem os agentes da ação contra Valentina, chamaram os pais dos autores do site para conversar, dois dos autores simplesmente saíram do colégio e ninguém mais ficou sabendo deles, enquanto os outros dois foram perdoados, porém tiveram que criar um novo site para conscientizar as pessoas dos perigos do bullying e do cyber bullying. Acredito que seria construtivo se eles organizassem uma campanha contra o bullying em todas as suas formas.

Ana Luisa e Ana Flávia - 7° ano B on 12 de novembro de 2009 às 03:44

1) O relacionamento deles era amigável, pois um ajudava o outro e eles se confiavam contando seus segredos, pois eles eram muito zoados. Valentina confiava mais em Maria Marta, pois ela também sofria com o bullying e elas se entendiam melhor.

helena schuch e rodrigo andrade - 7B on 12 de novembro de 2009 às 03:44

R. número 2: Alex e seus amigos tiveram que criar um novo site para ajudar na educação com o uso da internet corretamente.
Nós sugerimos que os agressores façam um trabalho psicológico de ajuda imediata para mudar o comportamento e a convivência com o próximo.

Fernanda Macedo dos Santos e Juliana roccha zucoli 7ºB on 12 de novembro de 2009 às 03:46

Iríamos falar com um responsável confiante e perguntaríamos o que fazer em uma situação dessas.

Ana Luisa e Ana Flávia - 7° ano B on 12 de novembro de 2009 às 03:47

2) Um grupo de alunos fizeram cartazes contra o bullying e tiveram aulas para conviver e respeitar as outras pessoas.O que a gente acha que deveriam fazer é ir ao psicólogo.

Prof. Lurdes on 12 de novembro de 2009 às 03:47

Queridos(a) estudantes,
estou muito feliz com a participação de vocês. Com certeza, a leitura do livro e as atividades propostas sobre o tema fizeram vocês refletirem bastante. Acredito que a postura de muitos mudaram, pois conhecem as causas e as consequências do cyber bullying.
Carinhosamente,
Prof. Lurdes

Vanessa Medeiros e Júlia Chevalier - 7B on 12 de novembro de 2009 às 03:52

Os professores e coordenadores chamaram os país dos agressores, tiveram uma conversa, que fez eles mudarem o nome do site. Porém em nossa opinião, achamos que além de mudar o nome do site deveria ter levado uma punição maior, uma suspensão, ou uma expulsão.

Renata Nunes e Rafaela Pinheiro - 7° B on 12 de novembro de 2009 às 06:37

4) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina,uma das medidas sócio educativas tomada foi a criação de um site contra o bullying .Nós avisaríamos aos pais dos agressores sobre o ocorrido e em seguida, suspenderíamos os alunos envolvidos por alguns dias.

7ª - Mariana Dourado e Clarice Falcão on 23 de novembro de 2009 às 02:40

2) Os agressores tiveram que criar um site ensinando como se proteger do bullying. Eles deveriam pagar uma indenização as famílias para tratamento psicológico.

Letícia de Moura e Karina Muller-7A on 23 de novembro de 2009 às 02:44

De acordo com a questão 1, Maria Marta era a melhor amiga de Valentina e estava com ela em todas as horas, já Alex, fingia ser seu amigo para poder colher informações sobre sua vida e postar no site "Clique para Zoar", porém Valentina gostava dele.

7ºA - Raíssa de Abreu Vilela e Paula Souza Trindade on 23 de novembro de 2009 às 02:45

De acordo com a questão número dois, uma das medidas sócio educativas foi convocar uma reunião com os pais dos alunos envolvidos para informar o que tinha acontecido. O que nós aconselharíamos seria uma conversa com os pais dos alunos e os alunos envolvidos, e uma penalidade como advertência ou suspensão dependendo do caso.

Letícia de Moura e Karina Muller-7A on 23 de novembro de 2009 às 02:51

De acordo com a questão 3, levando em consideração o aprendizado do capítulo três do livro “Português Linguagens” para se defender de forma correta, tentaríamos conversar com os agressores. Caso não desse resultado, procuraríamos a ajuda da coordenação e/ou dos nossos pais.

Ana Paula Rougeth e Luiza Báo 7A on 23 de novembro de 2009 às 02:53

2) De acordo com o livro uma das iniciativas tomadas foi a criação de um blog feito pelos próprios agressores que incentivasse o bem e o bom uso das ferramentas da internet. Nós aconselharíamos a fazerem um grande e extenso trabalho na escola sobre o assunto para ganharem experiência.

7º ano A- Carolina Vianna e Tatiana Teixeira on 23 de novembro de 2009 às 02:54

4) O livro "Clique Para Zoar" retrata um acontecimento que ocorreu com a Valentina; ela sofria com ciberbullyng, ou seja, a pessoa é discriminada através da internet. Muitos acham que o bullyng é só uma brincadeira, mas no fundo, ela magoa e a pessoa que sofre com o problema pode até cometer um suicídio.

7ºA - Raíssa de Abreu Vilela e Paula Souza Trindade on 23 de novembro de 2009 às 02:58

De acordo com a questão número um, Valentina se aproxima de dois colegas, Maria Marta que era uma pessoa muito legal, que realmente gostava de Valentina e as duas se davam muito bem, uma protegendo a outra. Já Alex se aproximou de Valentina com uma má intenção, fingia ser amigo dela, mas na verdade só queria descobrir coisas de sua vida para postar no blog “Clique para Zoar”.

7-A Tainá Accioly e Artur Lopes on 23 de novembro de 2009 às 02:59

3) Se eu estivesse no lugar delas, iria procurar ajuda superior ou apenas ignorar, reagir agressivamente em relação à isso, pode causar maiores danos.

Ana Paula Rougeth e Luiza Báo 7A on 23 de novembro de 2009 às 02:59

3) De acordo com o livro é preciso procurar responsáveis e diretores da escola para uma conversa entre a vítima e os agressores, fazendo com que eles entendam que é errado, explicando que as diferenças sejam aceitas e mostrar para os agressores que eles também têm diferenças que poderiam ser alvos para deboches. Quando a vítima é “zoada” pelas pessoas pode causar até traumas, por isso devemos tratá-las como queremos ser tratados e aceitar as diferenças.

Matheus Antônio e João Pedro Daher - 7°A on 23 de novembro de 2009 às 02:59

De acordo com a questão número 2 os agentes do bullying tiveram que criar o site contra o cyber-bullying, também foi feito cartazes contra o bullying para mostrar que isso não tem graça. Aconselharia aos agressores que criassem uma comunidade contra o bullying, não pela punição mas para mostrar essas informações para o povo.

7º ano A- Carolina Vianna e Tatiana Teixeira on 23 de novembro de 2009 às 03:00

De acordo com a questão 3, levando em consideração o capítulo 3 do livro de "Português Linguagens", tentaríamos conversar com a coordenação da escola e também conversaríamos com os nosso pais a fim de que nos dessem opiniões.

7a - Lucas Bamidele e Guilherme Raposo on 23 de novembro de 2009 às 03:02

2) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina, algumas medidas sócioeducativas foram tomadas, como a implantação de aulas sobre educação virtual. A internet é uma ferramenta muito importante nos dias de hoje. Ela pode ser usada como forma de educação, pesquisa, aprendizados em geral, forma de socialização, como redes sociais como o “Orkut”. São em redes sociais como o “Orkut” ou blogs, onde ocorrem um tipo de Bullying, o “Cyberbullying”. O caso de Valentina foi algo parecido com isso, algumas pessoas publicavam algumas “matérias” sobre a menina, atingindo a de alguma forma. Nós aconselharíamos os agressores a sentirem como é ser ridicularizado por todos.

7-A Tainá Accioly e Artur Lopes on 23 de novembro de 2009 às 03:05

1) O relacionamento de Maria Marta e Valentina era amigável e elas se apoiavam na luta contra o bullying, pois as duas eram vítimas. Já o de Valentina com Alex era um amor platônico, pois Valentina gostava de Alex e ele a tratava muito mal.

Pedro Augusto- 7°A on 23 de novembro de 2009 às 03:08

1) O relacionamento de Maria Marta e Alex era muito bom, mesmo tendo certas brigas, eles sempre se entendiam no final. Quando um deles se machucava, um sempre ajudava o outro.

7º A - Clarice Falcão e Mariana Dourado on 23 de novembro de 2009 às 03:08

1) A relação entre eles era de amizade. Alex encorajava Valentina e ela amava-o. Maria Marta e Valentina eram melhores amigas, a ponto de alguns garotos acharem que elas eram namoradas. Na verdade, Alex era um inimigo coletando informações para o site maldoso "Clique Para Zoar".

7º A - Marcela Leal e Imelda Martins on 23 de novembro de 2009 às 03:09

1) O relacionamento entre Maria Marta e Valentina era de amizade e confiança, pois ela também sofria de bullying. Valentina sentia atração por Alex, após algum tempo eles começaram a ficar amigos, até que Valentina descobriu que ele tinha criado o site praticando o bullying contra os estudantes, inclusive Maria Marta e Valentina.

Rodrigo Andrade e João Pedro de Souza - 7ªA on 23 de novembro de 2009 às 03:09

De acordo com a questão número 2 os agentes do cyber-bullying tiveram que criar cartazes contra o bullying e criaram também um site contra esse tipo de coisa. Eu aconselharia medidas socioeducativas contra o cyber-bullying afinal isso não tem graça, e isso pode lever até a morte da pessoa humilhada pelo bullying. Deve falar informações sobre o bullying e como evitar essa ameaça.

7°A - Luiz Felipe e Daniel Duncan on 23 de novembro de 2009 às 03:09

4) O livro deixa a mensagem que o bullying afeta o emocional da pessoa que sofre com o bullying, isso pode levar à pessoa a depressão e até a pessoa pode acabar se matando. E o livro também deixa a mensagem que as pessoas “diferentes” precisam ser aceitas na sociedade e não ser excluídos na sociedade.

7º ano A- Carolina Vianna e Tatiana Teixeira on 23 de novembro de 2009 às 03:12

De acordo com a questão número 1 Maria Marta, era uma amiga que acompanhava Valentina em todos os momentos de sua vida, sejam eles ruins ou bons; Já Alex, fingiu ser amigo da Valntina apenas para pega informações sobre ela e postar no Blog "Clique Para Zoar".

7°A - Carolina Neves e Débora Vieira on 23 de novembro de 2009 às 03:14

1)Maria Marta é uma ótima amiga para Valentina e Alex, pois eles tem algo em comum que é o Cyber-bullying, porem ela descobre que Alex é um dos responsáveis pelo site “Clique para zoar”o que torna a amizade entre os dois um pouco distante.

Comment by 7ºD - Marcos Germano e Mário Galvão on 23 de novembro de 2009 às 03:39

3) Pondo-nos no lugar de Valentina e Maria Marta, nós, primeiramente, procuraríamos um especialista na área de informática e cyber bulling para nos esclarecer a respeito e, depois, falaríamos com os professores e coordenadores para conscientizar os alunos responsáveis pelo site que nos desrespeitou.

7D Ian Siqueira e Joao Pedro Terra on 23 de novembro de 2009 às 03:45

4)A mensagem que o livro nos traz é que uma brincadeira pode se torna numa grande causa de violência na internet, entre adolescentes e crianças, que não percebem o que está acontecendo em nosso mundo.

7D - Eduardo Cavalcante on 23 de novembro de 2009 às 03:45

De acordo com a questão número 1, o relacionamento entre Maria Marta e Valentina era bom, pois existia confiança entre elas. Valentina gostava de Alex, até que descobriu que foi ele quem criou o site praticando bulying contra os estudantes e contra elas mesmas.

Comment by 7ºD - Marcos Germano e Mário Galvão on 23 de novembro de 2009 às 03:48

4) O livro nos deixa a mensagem de que se quer ser respeitado, deve-se, primeiramente, respeitar as pessoas que o rodeiam, sem ofendê-la fisica ou mentalmente.

7D - Bernardo Fonseca e Estevão Barbosa on 23 de novembro de 2009 às 03:49

1)De acordo com a questão um, Maria Marta era a melhor amiga de Valentina e ajudava-a.Valentina era zoada por todos e gostava de Alex, um dos criadores do site que debochava da cara de Valentina.

Larissa Aguiar e Isabela Gondim 7°D on 23 de novembro de 2009 às 03:49

O livro CLIQUE PARA ZOAR mostra o quanto é comum o BULLYING no nosso dia-a-dia e também mostra que isso não agrada as pessoas.
Se nós criássemos consciência,talvez não existiria BULLYING e ninguém seria discriminado.

7ºD Giovanni Neves, Raphael Vieira e Yan Valadares on 23 de novembro de 2009 às 03:51

De acordo com a questão três, nós iríamos a coordenação pedagógica reclamar sobre a ação inadequada dos agressores responsáveis pelo cyber bullying.

7ºD - Renato Garcia e Filipe Lavinas on 23 de novembro de 2009 às 03:51

1) O relacionamento entre eles era muito bom, pois Valentina gostava do Alex sem saber que ele estava zoando ela. Maria Marta era a melhor amiga de Valentina, ela estava o tempo todo ao lado dela, e a Maria Marta era desconfiada do Alex.

7D - Joao Pedro Lopes,Mathias & José Rodolph on 23 de novembro de 2009 às 03:52

Segundo a questão número dois, uma das medidas que eles tomaram com os agressores foi a criação de um blog que incentiva a boa convivência e respeitar o próximo.
Nós aconselharíamos aos responsáveis dos agressores que os levassem a delegacia de cyber crimes, para que fossem julgados pela maldade que eles fizeram.

7°D- Vitor e Ana Luiza on 23 de novembro de 2009 às 03:58

De acordo com a questão 4, o livro mostra aos leitores que todos têm o mesmo direito, por mais que nós tenhamos muitas diferenças com alguns do que com outros, temos que respeitar a todos com a mesma igualdade e direitos. Também não devemos expor a intimidade de outros na internet, pois além de colocá-las em perigo, estaria estragando sua imagem na sociedade.

7D Augusto Rafael C. Martins e Matheus Endo on 23 de novembro de 2009 às 03:58

De acordo com a questão 1,
O relacionamento entre os três era muito bom; Valentina e Maria Marta eram melhores amigas. Valentina adorava Alex e Maria Marta era amiga dele também, porém ele era um traidor.

Iris-7d on 23 de novembro de 2009 às 03:58

De acordo com a questão número três, eu não me defenderia, ficaria quieta no meu canto. Não faria nada, não batia pois estaria pois estaria agindo de forma mais errada do que eles.
Deixaria que o mundo ensinasse-os para que eles aprendessem.

7D- Alex Nascimento, Eduardo Cavalcante e Gabriel Maddalozzo on 23 de novembro de 2009 às 03:59

De acordo com a questão número três, se eu estivesse no lugar de Maria Marta e Valentina, eu contaria os meus problemas para meus pais e para a direção do colégio em que eu estudo.

7D - Anna Alice e Guilherme Torelly on 23 de novembro de 2009 às 04:01

Devido a pergunta número 2, os agressores fizeram campanhas contra o bullying, foram ao psicólogo, tiveram que tirar o site do ar... Mas nós achamos que eles também deveriam ter sido expulsos da escola.

7A - Pedro Dantas e Luís Felipe Demczuk on 24 de novembro de 2009 às 08:19

Devido a pergunta número 4, o acontecimento que o texto relata é o ciberbullyng, ou seja, pessoas que praticam o bullyng por meio da internet. O ciberbullyng pode traumatizar as pessoas e mexe muito com a mente delas, ele está muito presente nos dias de hoje e pode até levar ao suicídio.

7ºA - Gabriel Recalde e Matheus Testa on 26 de novembro de 2009 às 01:55

De acordo com a questão quatro, podemos afirmar que o livro passa a mensagem que o bullying é mas forma de agressão a pessoa, seja ela fisicamente ou mentalmente, e isso pode ocorrer em todos locais , principalmente na internet .

7-A Tainá Accioly e Artur Lopes on 26 de novembro de 2009 às 02:02

2) As medidas sócio educativas que foram utilizadas são que os agressores deviam fazer um site ensinando que é proibido maltratar as pessoas, tanto com palavras quanto com ações. Nós aconselharíamos a expulsão dos agressores e que eles criassem um programa não-virtual de ajuda contra o bullying.

7ºA - Gabriel Recalde e Matheus Testa on 26 de novembro de 2009 às 02:03

Após ler a questão dois, podemos afirmar que depois de descobrirem os infratores, chamaram seus pais, tiveram uma conversa sobre seus filhos e as medidas que deveriam ser tomadas, como ir ao psicólogo.

7A- Pedro Augusto e Rubens Lima on 26 de novembro de 2009 às 02:03

2) Ao ler o livro, podemos concluir que uma das medidas sócio educativas foi criar um site contra o cyber bullying. Nós aconselharíamos que os mandassem para a polícia, afinal o bullying é crime.

7°A - Carolina Neves e Débora Vieira on 26 de novembro de 2009 às 02:04

A diretora toma providencias, obrigando os responsáveis do site agressor a criarem um site que se opõe ao “Clique para zoar”. Em nossa opinião, os pais de Maria Marta deveriam denunciar os agressores e eles teriam que lidar com seus próprios pais a respeito da denuncia e do cyber-bullying.

7ºA - Raíssa de Abreu Vilela e Paula Souza Trindade on 26 de novembro de 2009 às 02:05

De acordo com a questão número quatro, a mensagem que o livro deixa ao leitor, é que o bullying não afeta somente fisicamente, mas também psicologicamente. Existem vários tipos de bullying, como o cyber bullying que é transmitido através da internet. As pessoas acham que como o autor desse tipo de bullying é anônimo e virtual, não vai ofender tanto como pessoalmente, mas ofende do mesmo jeito ou até mais. Por isso não pratique o bullying, e se tiver sendo vítima procure conversar com a diretoria ou com os seus pais.

7ºA - Marcela Leal e Imelda Martins on 26 de novembro de 2009 às 02:05

4) O livro passa a mensagem sobre o bullying, que é uma das formas de zoar e humilhar as pessoas que pode levar à morte. O bullying afeta a pessoa piscicologicamente e fisicamente. As pessoas que são vítimas de bullying são excluídas, também pelo fato de serem muitas vezes "diferente" das outras pessoas.

7°A - João Pedro Daher e Matheus Antônio on 26 de novembro de 2009 às 02:08

De acordo com a questão número quatro, o bullying é algo que faz a pessoa se sentir um ninguém, muito mal causando depressão, acabando com o equilíbrio emocional da pessoa. Nos piores casos, faz com que a pessoa acabe se matando.

7A-Lucas e Guilherme on 26 de novembro de 2009 às 02:09

3)
Colocando-nos no lugar delas,nós procuraríamos ajuda de nossos pais,amigos,profissionais dessa área ou professores.Também achamos que providencias fossem tomadas contra os agressores,aulas sobre esse tipo de agressão,para que eles aprendessem o mal que eles estavam cometendo e nunca mais cometessem.Assim achamos a forma correta de se defender.

7°A - Luiz Felipe C. e Daniel Dancun on 26 de novembro de 2009 às 02:13

2) Uma das medidas sócio educativas adotadas pela coordenação do colégio foi os criadores do site “Clique para Zoar” criarem um site que não ferisse os sentimentos das pessoas e sim as ajudassem; outra medida seria mandarem pedir desculpas na frente de toda a escola e expulsassem-os do colégio.

7A - Priscila Vaz e Sofia Shiki on 26 de novembro de 2009 às 02:13

2) Daniel e Alex tiveram que fazer outro site, só que dessa vez o site deveria falar de coisas boas e não mal como eles falavam de Valentina e outras pessoas no site. Além disso, seus pais foram avisados sobre o mal feito de seus filhos.
Nós achamos que Alex e Daniel deveriam levar uma punição maior pelo o que fizeram. Como por exemplo, serem expulsos do colégio e ficassem sem computador até aprenderem a fazer um bom uso dele.

7°A - Marcela Leal e Imelda Martins on 26 de novembro de 2009 às 02:17

3) No lugar das meninas, nós falaríamos para nossos pais e para a direção do colégio e achamos que os agressores mereciam uma punição, por ter praticado o bullying.

7°A - Carolina Neves e Débora Vieira on 26 de novembro de 2009 às 02:19

3) Nos colocando no lugar de Maria Marta e Valentina , nós procuraríamos um adulto ou diretor do colégio para falar sobre o assunto. Assim talvez eles tomariam algumas medidas sobre o bullying; conversariam com os agressores e assim eles aprenderiam que isso pode afetar os outros, não só fisicamente, como psicologicamente o que pode levar a vitima á suicídio.

7A - Pedro Dantas e Luís Felipe Demczuk on 26 de novembro de 2009 às 02:21

De acordo com a questão número 3 , Se eu fosse Valentina e Maria Marta a primeira coisa que eu iria fazer é falar com meus pais sobre o assunto e conversar com a diretora . Até os alunos serem expulsos .

7ºA - Gabriel Recalde e Matheus T on 26 de novembro de 2009 às 02:21

De acordo com a questão três, podemos afirmar que se nos colocarmos no lugar das personagens, nós procuraríamos a coordenação, falaríamos do nosso problema e pediríamos que eles achassem uma solução para o problema.

7A- Pedro Augusto e Rubens Lima on 26 de novembro de 2009 às 02:23

Nós iríamos à direção e falaríamos ao diretor o que estavam fazendo com a gente resultando em uma suspensão ou até expulsão. Se preciso, chamaríamos nossos pais e o deles também.

7°A Gabriel Alves e José Eduardo on 26 de novembro de 2009 às 02:24

De acordo com a questão 4,a mensagem que o livro oferece,é que o bullying pode acontecer em qualquer lugar, e que hoje em dia a internet é uma das formas mais usadas para isso,humilhar e fazer várias outras barbaridades.

7A - Priscila Vaz e Sofia Shiki on 26 de novembro de 2009 às 02:25

3) Nos colocando no lugar delas, nós procuraríamos ajuda de nossos pais, amigos, ou professores. Achamos que providencias poderiam ser tomadas contra os agressores, aulas com esse assunto poderiam ajudar.

7A- Carlos M. e Daniel P. on 26 de novembro de 2009 às 02:27

3) No começo do livro,eles não se conheciam muito bem.Quando Maria Marta ficou sabendo da situação de Valentina foi tentar ajudá-la,depois se tornaram grandes amigas. Alex (o criador do site) foi parecido com Maria Marta,foi ajudar e se tornaram amigos(na visão de Valentina)mas, Alex só queria se aproximar de Valentina para zoa- lá no site.
Antes do golpe de Alex ele e ela eram bons amigos,andavam juntos,conversavam e um ajudava o outro.

7B-Gabriel Breves e Pedro Magalhães on 26 de novembro de 2009 às 02:45

2) Eles tiveram que fazer cartazes contra o bullyng. Aulas de convivência e ir ao psicólogo.

Luiz Eduardo Certain e Arthur Menescal 7B on 26 de novembro de 2009 às 02:45

1) Valentina aproxima de alguns colegas como Maria Marta e Alex. Com um ótimo relacionamento de amigos onde um ajuda o outro como problema do cyber bullying

7B-Artur Santana e Pedro Augusto on 26 de novembro de 2009 às 02:47

4) R: Valentina sofreu “cyber bullying”, pelos seus colegas. Ao descobrir quem era os autores, ela queria se matar.

7-B Gabriel Breves e Pepeu on 26 de novembro de 2009 às 02:47

3) Eu não ligaria para os meninos maldosos e eu contaria para os meus pais.
Opinião: O livro é muito informativo, porque nos ajuda a como reagir nesse tipo de coisa.

7°B Geovana Mosquéra e Manuela Lyra on 26 de novembro de 2009 às 02:53

Se fôssemos vítimas desse tipo de bullyng e inventassem algo sobre ‘’ter um caso’’ com uma amiga, provavelmente tentaríamos ignorar, e não falar bobagens, pois se reagirmos, as fofocas aumentam e a situação piora.

Thalita Soares,Kamila Batista e Julia Z. 7b on 26 de novembro de 2009 às 02:53

De acordo com a questão um, para Valentina, Maria Marta era como uma irmã e uma grande amiga. Já Alex era diferente, pois Valentina estava apaixonada por ele.
E ele para não ser suspeito do criador do site “cliqueparazoar.com” começou a fingir que estava apaixonado por ela. E Alex aproveitava para postar mais comentários maldosos sobre Valentina.

7º "B" - Rafaela Pinheiro e Renata Nunes on 26 de novembro de 2009 às 02:57

1) Maria Marta e Alex eram seus melhores amigos.
O relacionamento entre o três era ótimo, até Valentina descobrir que Alex era o responsável pelo site que a fazia vítima do cyberbullying.

Ana Luisa e Ana Flávia 7 b on 26 de novembro de 2009 às 02:57

2) Iríamos pedir para eles pararem. Se isso não acontecesse, falaríamos a seus pais e comunicaríamos a escola.

7ºB - Jordan Furquim e Eric Lobato on 26 de novembro de 2009 às 02:57

2)Os pais dos agressores foram chamados até a escola para serem notificados das ações de seus filhos.Aconselharíamos que os garotos fossem suspensos para poderem ter uma reunião com seus pais e esclarecer tudo.

helena e lis -7B on 26 de novembro de 2009 às 02:57

Quando um aluno é vítima de bullying deve tentar falar com os agressores e pedir para que parem.Se isso não resolver o problema, deve-se comunicar aos pais e a coordenação.

7°B Geovana Mosquéra e Manuela Lyra on 26 de novembro de 2009 às 02:59

O escritor tentou mostrar aos leitores a vida de muitos estudantes que sofrem bullyng e dizer que não devemos responder, pois os agressores querem a diversão. Enquanto você se importa e reage, eles continuam a brincadeira de mau gosto.

7ºB - Jordan Furquim e Eric Lobato on 26 de novembro de 2009 às 02:59

1)Valentina considerava Maria Marta uma grande amiga, e era apaixonada por Alex, e assim eles eram seus melhores amigos.

7°B - Gabriel Halabi - Matheus Alexandre - Thiago Campos on 26 de novembro de 2009 às 03:02

De acordo com a questão quatro, em qualquer lugar que você vá sempre haverá aqueles que querem causar confusão, criar inimigos e fazer os outros se sentirem mal. Para isso, essas pessoas criam várias técnicas incluindo o cyber bullying que humilha várias pessoas no mundo, causando problemas psicológicos e às vezes as vítimas chegam a matar os valentões que as humilharam, pessoas que nem fazem parte da história e até a si mesmas. No bullying, ninguém sai ileso e muitas pessoas se magoam. Para evitar o bullying é preciso força de vontade para enfrentar os problemas e não descontar a raiva nos outros.

Helena & Lis-7B on 26 de novembro de 2009 às 03:04

Maria Marta era a melhor amiga de Valentina, elas estavam sempre juntas, a ponto de desconfiarem de que eram namoradas.
Alex se fez de amigo de Valentina, mas na verdade ele era também um dos agressores.

7B - Vanessa Medeiros e Júlia Chevalier on 26 de novembro de 2009 às 03:05

O livro deixa a mensagem que devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são, pois se as ofendermos praticando o bullying, elas podem cometer ações terríveis, como se isolar das pessoas, se deprimir, e podem até mesmo cometer um suicídio.

7B - JÚLIA VENZI E MARCELLE LOUISE on 26 de novembro de 2009 às 03:06

O livro trás a mensagem de que praticar o bullying é errado, antiético e além de tudo pode ser considerado crime pela sociedade. Leva a vítima a estados psicológicos ruins

7B - JULIA VENZI E MARCELLE LUCENA on 26 de novembro de 2009 às 03:08

As medidas sócio educativas seriam entrar em contato com os pais dos alunos agressores, com a intenção de que o bullying pudesse ser detido do ambiente escolar. Aconselharíamos que ele pensasse mais em suas atitudes com os outros colegas.

7B - Vanessa Medeiros e Júlia Chevalier on 26 de novembro de 2009 às 03:10

Entre Valentina e Maria Marta existia um relacionamento muito amigável, demonstravam confiança uma pela outra, principalmente pelo fato de Maria Marta já ter passado pelo bullying. Já entre Valentina e Alex, ela tinha um afeto por ele, porém Alex somente a usava, para não levantar suspeitas de ser o dono do site.

Marcella Rocha e Carolina Barcelos-7ºB on 26 de novembro de 2009 às 03:10

De acordo com o livro uma das medidas tomadas para os responsáveis do site foi apagá-lo o e criar um novo site socioeducativo. Além disso aconselharíamos aos agressores, horas extras na escola e aulas de etiqueta.

7°B Fernanda Macedo e Juliana Roccha on 26 de novembro de 2009 às 03:13

A escola chamou os pais dos agressores, para retratar o acontecido. Mas nós os colocaríamos em atividades solidarias, por exemplo, cuidar de crianças de creches e lavar o banheiro da escola.

Marcella Rocha e Carolina Barcelos-7ºB on 26 de novembro de 2009 às 03:13

Caso estivéssemos em uma situação semelhante a de Maria Marta e Valentina, iríamos levar o caso para à coordenação do colégio e informar aos nossos pais sobre agressão. Porém, iríamos ficar com um pouco de medo e receio para fazer isso.Enquanto não fosse tomada uma providencia, ignoraríamos os agressores.

´7B - JULIA VENZI E MARCELLE LOUISE on 26 de novembro de 2009 às 03:13

A relação entre Maria Marta, Valentina e Alex era de grandes amigos e elas se apoiavam sempre. Um ajudava o outro com os seus problemas.

Marcella Rocha e Carolina Barcelos-7ºB on 26 de novembro de 2009 às 03:18

A mensagem que o livro deixa e que devemos tratar as pessoas da maneira que gostaríamos que elas nos tratassem,respeitando-as e aceitando suas diferenças.

7B-André e Frederico on 26 de novembro de 2009 às 03:19

2)Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina eles puniram os inventores do site e eu acho que eles deveriam dar uma detenção para eles.

7B-Artur Santana e Pedro Augusto on 26 de novembro de 2009 às 03:20

1)Depois de Valentina saber quem era o culpado, Maria Marta bajulava ela e Valentina gostava de Alex.

Thalita S.- Kamila B.-Julia Z. -7°B on 26 de novembro de 2009 às 03:24

De acordo com a questão dois, ao descobrirem os agentes da ação contra Valentina, chamaram os pais dos autores do site para conversar. A nossa opinião é que os agentes que fizeram a ação contra Valentina poderiam fazer um site explicando o que é bulliyng e como é triste a pessoa que é a vitima do ciberbulliyng.

luiz eduardo certaim e arthur menescal on 26 de novembro de 2009 às 03:24

2) Ao descobrir os agentes da ação contra Valentina, algumas medidas sócio educativas foram tomadas como:a diretora convocou os pais dos agressores e da Valentina para serem punidos fazendo um novo site chamado ‘’é proibido zoar.’’
Mas eu acho que eles deviam ter pensado duas vezes antes de zoar Valentina e seus amigos.

Helena Schuch e Rodrigo Andrade - 7b on 26 de novembro de 2009 às 03:24

Procuraria conversar com meus pais sobre a acusação de homossexualismo. Tenho certeza de que acharíamos uma solução para o problema juntamente com os pais de Maria Marta. É errado se afogar em suas mágoas, temos que superar os obstáculos da vida e ser fortes o bastante para procurar ajuda superior.

7B-André e Frederico on 26 de novembro de 2009 às 03:29

3)Após ler o capítulo eu iria à diretoria da escola, falar o que estava acontecendo para que eles tomassem
uma atitude.

7B-André e Frederico on 26 de novembro de 2009 às 03:29

1)O relacionamento entre Valentina,Maria Marta e Alex era amigável.Eles se davam bem
até o momento em que Valentina descobre que estava sendo traída.

Lucas e Rrodrigo on 26 de novembro de 2009 às 03:30

De acordo com a pergunta 1 o relacionamento entre Alex Valentina e Maria Marta aparentemente era muito bom. Alex estava enganando a todos pois era ele que administrava o www.cliqueparazoar.com que acabou com a vida de Valentina

7ºC - João Pedro Q e Victor Kzam on 26 de novembro de 2009 às 05:02

3) Iríamos conversar com o diretor a fim de não sermos mais zoados pelos colegas de classe que nos viram no site e denunciaríamos o site para as autoridades locais.

7C-Marcos Igor e Gabriel Victor on 26 de novembro de 2009 às 05:04

1)
O relacionamento entre Maria Marta e Valentina era um relacionamento amigável, mas o de Alex e Valentina era algo criado pela mente perturbada para se conformar
com a realidade, pois afinal Valetina não tinha muitos amigos.
Então para ela seria muito dificíl diferenciar uma amizade falsa de uma amizade verdadeira

7C - Tiago Rpdrigues e Guilherme Morum on 26 de novembro de 2009 às 05:06

"Clique para Zoar" é um livro que mostra uma situação muito comum entre os jovens de hoje, o ciberbullying, tipo de agressão feita pela internet. O livro deixa a mensagem de que as pessoas fazem injustiças com as outras por motivos idiotas.

7ºc - Dara Lima e André Rinco on 26 de novembro de 2009 às 05:07

De acordo com a pergunta número um, o relacionamento entre Valentina, Maria Marta e Alex era muito bom. Maria Marta era muito amiga de Valentina, elas eram melhores amigas. Maria Marta era amiga de Alex. Até descobrirem que Alex participava do plano contra a Valentina.

Postar um comentário